Por que fazer intercâmbio?

Eu sempre quis fazer intercâmbio. Quem me conhece, sabe da minha paixão por viagens, e de conhecer novas pessoas e culturas. Sempre que posso estou por aí visitando lugares e fazendo novos amigos. E aí entra o meu querido e esperado intercâmbio!

# Novo idioma

Eu nunca fui fã de estudar inglês e já fugi (tranquei) pelo menos uns 4 cursos desde a infância! Tem todo aquele blá blá blá e decoreba de verbo no passado/presente/futuro, aulinha de 2h por semana que não levam a lugar nenhum… Mas o que todos sabemos é que um idioma é fundamental na vida profissional, principalmente na minha área que é marketing e comunicação. Aí a minha real necessidade de aprender um novo idioma, se torna mais fácil e legal quando levo tudo da sala de aula para “o mundo real”. Lá fora, a gente tem que se virar de dez mil maneiras para se comunicar. Vale até apelar para mímica. O importante é que assim a gente vai aprender. É 24h por dia, 7 dias na semana!

#Fazer amigos

É incrível a quantidade de pessoas diferentes que conhecemos, e que se tornam grandes amigos. Além de ajudar a passar o tempo, distrair, estudar e dividir bons momentos, nada mal depois dessa experiência ter uma “casa” para passar férias na Indía, França, Alemanha, Suíça, entre muitas outros destinos bacanas, não?!

# Sair da rotina

Colégio, casa, faculdade, novela, cinema, trabalho, balada, namorar, casar… Se deixar a vida nos leva “no automático” e perdemos a melhor época das nossas vidas. E que tal dar um pause na rotina e viver algo completamente novo? E é isso que eu estava buscando quando resolvi enfim fazer minha viagem. Sair da monotonia, dar uma chacoalhada na minha vida, e viver algo novo, com pessoas novas, em outro lugar.

# Experiência de vida

Outra coisa bacana do intercâmbio é que ficamos mais independentes e confiantes. São diversas as situações que passamos e devemos encarar sozinhos. E isso nos faz crescer e se conhecer.

# Crescimento Profissional

Como já falei ali no primeiro ponto, é fundamental o domínio de outro idioma. Alias, é pré-requisito em muitas das oportunidades de emprego. Porém, o intercâmbio nos dá não só esse domínio de um novo idioma, como também nos faz aprender a ter novas visões sobre sociedade, culturas, política, responsabilidade, etc. Trazemos ainda junto na bagagem, mais independência e confiança para encarar novos desafios. E claro, que estamos cansados de saber que qualidades como essas são bem vistas na hora de conseguir um emprego ou mesmo se desenvolver na sua carreira.

#Abrir a cabeça

A vida é bem maior do que a cidade que moramos! E é exatamente isso que espero do meu intercâmbio. Abrir a cabeça, começar a aceitar melhor as diferenças, afinal, lá nos que é somos “diferentes”. E nisso se engloba tudo, novos costumes, cultura, arte, música, etc.

# E por fim, fotos incriveis e momentos inesquecíveis 

Viajar é alem de tudo acumular momentos maravilhosos que levamos com a gente pra sempre na memória. Toda viagem que faço sempre aproveito muuuuito, e claro, volto com ótimos registros fotográficos. Imagina então uma viagem de intercâmbio! É alem de tudo, voltar uma pessoa diferente, com idéias diferentes e milhares de histórias pra contar e muitas outras milhares de fotos pra por no facebook (opa! nem todas… rs)

Então, a dica que dou é, se programe, procure com calma uma boa agência de intercâmbio, de sua confiança e pesquise um curso ou programa que melhor se adapte a você. Não importa se você não domina o idioma. Eu inclusive nem sei taaaaanto assim de inglês e resolvi topar o desafio!

3 pensamentos sobre “Por que fazer intercâmbio?

  1. com tudo isso que você disse não tem como não pensar em como seria bom fazer um intercâmbio, ai ai, quem sabe… bora planejar umas viagens … hahaha 🙂

    • Bora viajar Mariah! Nos dias de hoje não é tão utopia quanto uns anos atrás… Há financiamentos e programas de estudos que se encaixam no que vc procura… Qualquer coisa me manda um e-mail que respondo suas dúvidas. 😉

  2. Muito interessante este blog. Eu sempre quis fazer intercâmbio. Vou acompanhar tua experiência e quem sabe um dia possa ser eu a contar minhas experiências de intercâmbio (rsrs). Parabéns!

Deixe um comentário